10 de jun. de 2011

ESCOLA FREDERICO DIVULGA ARTE DOS JORNAIS

A equipe da Escola Frederico que cuida da preparação dos jornais Primeiras Letras e Fala Escola desenvolvidos pela ONG Comunicação e Cultura que trabalha a educomunicação através da produção de jornais escolares e estudantis com crianças e jovens de escolas públicas, divulgou essa semana a nova arte que vai estampar os próximos exemplares produzidos aqui na EFAC.

Acompanhe.
(Clique na imagem para ampliar)
 "Jornal O Mundo da Leitura" (Primeiras Letras) viabiliza a publicação de jornais escolares
com textos e ilustrações dos alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.


(Clique na imagem para ampliar)
"Jornal Informativo da Gente" (Fala Escola) viabiliza a publicação de jornais escolares
com textos e ilustrações dos alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano e EJA.

  

 IMPORTANTE: "Em nota a escola informa que o jornal está em fase de montagem e que estará sendo enviando para impressão o mais rápido possível."

- Comunicação e Cultura -


Quem somos
O Comunicação e Cultura é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove o jornal escolar desde 1995. É reconhecido de Utilidade Pública Nacional.
A instituição se propõe contribuir para a disseminação do jornal escolar, como instrumento de uma proposta pedagógica que permite à escola assumir as mudanças produzidas pelo extraordinário desenvolvimento da comunicação, promovendo aprendizagens e uma visão democrática e participativa.
As contribuições do jornal escolar são diversas:
  • Uso social da escrita e de outros conhecimentos;
  • Expressão livre de crianças e adolescentes;
  • Prática cidadã de alunos e professores (comunicação social);
  • Apoio à educação contextualizada;
  • Percepção crítica do funcionamento da mídia;
  • Novos vínculos da escola com a comunidade.

Nossa história

Em 1987, os fundadores da organização receberam da Associação de Moradores do Mucuripe, em Fortaleza, uma solicitação para colaborar com o grupo de jovens que estava trabalhando no lançamento de um jornal comunitário.
Este fato desencadeou uma pesquisa-ação e uma série de ações envolvendo mídia impressa popular no Ceará.  Em 1991, foi lançado o programa Jornais Comunitários Associados, com o objetivo de facilitar a publicação de jornais populares e alternativos no estado.
Em 1995, a instituição passou a priorizar o trabalho no contexto escolar, considerando a comunicação e a liberdade de expressão como ferramentas importantes para o aprimoramento dos processos pedagógicos e para a própria mudança da escola.
Conselho de Administração
Sandra Maria Silva Leite Reis, Francisca Malvinier Macêdo, Júlio César Fernandes Lira, Hans Jürgen Fiege, Alexandre Nunes de Sousa, Oscar Arruda D´Alva e Patrício Egon Fuentes Sarmiento.
Conselho Fiscal
Carlos Matin Larocca e Francisco Cláudio Vasconcelos Sólon
Diretoria Executiva
Daniel Raviolo (Coordenador Geral) e Anelize Scartazzini (Coordenadora Administrativa)


Informações retiradas do site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário